Endocrinologia e Metabologia

O que são a Endocrinologia e a Metabologia?

A Endocrinologia e Metabologia são especialidades relativamente novas e, portanto, pouco conhecidas pela população em geral. Este informativo visa mostrar as glândulas e doenças pertinentes a estas especialidades e o potencial desta especialidade.
Nós lidamos com doenças do Hipotálamo, Hipófise, Tireóide, Gônadas (Testículos e Ovários), Adrenais, Metabolismo do Cálcio, Diabetes, Hipoglicemias, Hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) e distúrbios do peso.
As Glândulas Hipófise e Hipotálamo Produzem hormônios que controlam o crescimento, a lactação, a produção de cortisona pelas Adrenais, e também a produção de hormônios sexuais pelas Gônadas.
A Glândula Tireóide é responsável pelo metabolismo do corpo. As doenças mais comuns são a produções excessivas ou falta de hormônios tireoidianos. Outra doença freqüente desta glândula são os nódulos (caroço no pescoço).
Atrás da Tireóide existem outras glândulas chamadas Paratireóides. Estas glândulas controlam o metabolismo do cálcio no corpo, e junto com os hormônios sexuais regulam a quantidade de massa óssea.
A alteração da quantidade ou da qualidade de massa óssea leva a doença muito importante como o raquitismo e a tão falada osteoporose.
As Gônadas (Testículos e Ovários) são glândulas responsáveis pela formação dos hormônios sexuais importante para a vida sexual e reprodutiva. Na falta dos hormônios sexuais devemos sempre questionar se há necessidade de repô-los.
As glândulas Adrenais (ou Supra-renais), pequenas glândulas situadas acima dos rins, são responsáveis também pela síntese e produção de hormônios sexuais, cortisona, e pelo controle de sal no corpo. Alterações das glândulas Adrenais e/ ou Ovários podem levar a doença como Ovários Policísticos, Acne e Hirsutismo (excesso de pêlos na mulher).
O Pâncreas é uma glândula que produz vários hormônios inclusive insulina. Alterações do metabolismo pancreático podem levar à diabetes ou a Hipoglicemia. Alterações metabólicas importantes que esta especialidade lida são as Hiperlipidemias (excesso de colesterol e / ou Triglicérides) no corpo.
Finalmente as alterações ligadas ao peso corporal, excesso ou deficiência fazem parte do interesse profissional do endocrinologista e Metabologista.

Metabolismo - [do grego metabole, 'mudança, troca'] - Conjunto dos mecanismos químicos necessários ao organismo para a formação, desenvolvimento e renovação das estruturas celulares, e para a produção de energia necessária às manifestações interiores e exteriores da vida.

Endocrinologia - Endócrino [endo+gr Kríneim] 1. Relativo ou pertencente a uma secreção interna ou a uma glândula que produz tal secreção. 2. Especificamente de glândulas que produzem secreções internas levadas a outros pontos do organismo mediante a corrente sanguínea. Endocrinologia (Endócrino+logo+ia).  Ciência ou estudo da secreção interna e das glândulas endócrinas.