O que são a Endocrinologia e a Metabologia?


A Endocrinologia e Metabologia são especialidades relativamente novas e, portanto, pouco conhecidas pela população em geral. Este informativo visa mostrar as glândulas e doenças pertinentes a estas especialidades e o potencial desta especialidade. Nós lidamos com doenças do Hipotálamo,Hipófise, Tireóide, Gônadas (Testículos e Ovários), Adrenais, Metabolismo do Cálcio, Diabetes, Hipoglicemias, Hiperlipidemia (excesso de gordura no sangue) e distúrbios do peso.

As Glândulas Hipófise e Hipotálamo Produzem hormônios que controlam o crescimento, a lactação, a produção de cortisona pelas Adrenais, e também a produção de hormônios sexuais pelas Gônadas.A Glândula Tireóide é responsável pelo metabolismo do corpo. As doenças mais comuns são a produções excessivas ou falta de hormônios tireoidianos. Outra doença freqüente desta glândula são os nódulos (caroço no pescoço).Atrás da Tireóide existem outras glândulas chamadas Paratireóides. Estas glândulas controlam o metabolismo do cálcio no corpo, e junto com os hormônios sexuais regulam a quantidade de massa óssea.

A alteração da quantidade ou da qualidade de massa óssea leva a doença muito importante como o raquitismo e a tão falada osteoporose. As Gônadas (Testículos e Ovários) são glândulas responsáveis pela formação dos hormônios sexuais importante para a vida sexual e reprodutiva. Na falta dos hormônios sexuais devemos sempre questionar se há necessidade de repô-los.As glândulas Adrenais (ou Supra-renais), pequenas glândulas situadas acima dos rins, são responsáveis também pela síntese e produção de hormônios sexuais, cortisona, e pelo controle de sal no corpo. Alterações das glândulas Adrenais e/ ou Ovários podem levar a doença como Ovários Policísticos, Acne e Hirsutismo (excesso de pêlos na mulher).O Pâncreas é uma glândula que produz vários hormônios inclusive insulina. Alterações do metabolismo pancreático podem levar à diabetes ou a Hipoglicemia. Alterações metabólicas importantes que esta especialidade lida são as Hiperlipidemias (excesso de colesterol e / ou Triglicérides) no corpo.

Finalmente as alterações ligadas ao peso corporal, excesso ou deficiência fazem parte do interesse profissional do endocrinologista e Metabologista.Metabolismo - [do grego metabole, 'mudança, troca'] - Conjunto dos mecanismos químicos necessários ao organismo para a formação, desenvolvimento e renovação das estruturas celulares, e para a produção de energia necessária às manifestações interiores e exteriores da vida.Endocrinologia - Endócrino [endo+gr Kríneim] 1. Relativo ou pertencente a uma secreção interna ou a uma glândula que produz tal secreção. 2. Especificamente de glândulas que produzem secreções internas levadas a outros pontos do organismo mediante a corrente sanguínea. Endocrinologia (Endócrino+logo+ia). Ciência ou estudo da secreção interna e das glândulas endócrinas.




Prepare-se para sua consulta


Durante uma consulta médica, é frequente que os pacientes, familiares, ou o próprio médico desviem do assunto em questão e discutam pontos não tão importantes para o esclarecimento da doença.

Por isso preparamos algumas orientações para que você, paciente, possa aproveitar melhor o tempo que passam com os médicos. O que é uma consulta médica? Consultar um médico significa obter informações a respeito de algum problema de saúde. Você será questionado sobre uma série de coisas e deve dar as respostas bem objetivas e sinceras sobre o problema em questão. Siga alguns passos muito importantes


  • 1. HorárioNunca chegue atrasado. Você tem um horário reservado só para sua consulta. Chegando atrasado você certamente estará atrapalhando outras pessoas. Se não vier sem desmarcar com antecedência, irá tirar lugar de outros que esperam um horário.

  • 2. AcompanhantesO acompanhante só é necessário se puder dar informações úteis sobre o paciente. Informações estas que o paciente estará impossibilitado de dar. Caso contrário, pode haver até um certo constrangimento na presença de acompanhantes não familiarizados com o problema. Conversas paralelas pode atrapalhar o raciocínio médico. Em caso de consulta de crianças a presença da mãe é essencial.

  • 3. CronologiaProcure fazer um resumo do seu problema antes da consulta. Coloque os fatos em ordem cronológica, do início do quadro até o dia da consulta. Se possível escreva, para não esquecer.


  • 4. MedicaçãoAnote todos os medicamentos que você toma habitualmente ou tomou durante o período em que esteve adoentado, mesmo se, aparentemente, não tenham relação com o quadro. Se possível, leve as receitas destes medicamentos.

  • 5. ExamesLeve todos os exames relacionados à sua doença atual. Nunca jogue fora exames antigos, mesmo os normais. É muito importante saber que, naquela época, você estava bem. Assim, o médico pode ter uma ideia aproximada da época de instalação da doença. DúvidasEsclareça todas as suas dúvidas na consulta. Se precisar, anote o que o médico lhe disse, para evitar telefonar e perguntar o que já foi discutido. A consulta é sua. Você deverá, se possível, sair bem informado sobre seu estado.

  • Marque sua consulta através do telefone 33641155


Dr. João Lindolfo C Borges


Endocrinologista e Metabologista, professor de endocrinologia, presidiu várias sociedades médicas nacionais e internacionais. Tem vasta esperiência em endocrinologia geral


Agendar Consulta